segunda-feira, 8 de março de 2010

Em dúvida quanto ao tema

Acho que já posso dizer que minha pesquisa já se iniciou. Hoje fiz algumas perguntas e quando achava que não teria nenhuma informação ainda "hoje", conversei ocasionalmente com alguém que me apresentou alguns prismas da Teologia e o mais interessante, uma definição de Teopoética e ainda citou pessoas nas quais eu poderia coletar informações, e sugestões de livros na área literária: são dois teólogos, mas também mestres em Literatura, que inclusive estão estudando exatamente o que estarei procurando.


Perfect não? Assim, já defini meu tema, a minha pesquisa será sobre Teopoética, ainda não sei se vou me ater a um escritor, ou a uma obra, acredito que isso seria trabalho de doutorado, específico demais. Não quero, por exemplo, falar somente de Guimarães Rosa e a Teologia, ou ainda o imemorável Machado de Assis ou Rubem Alves (com o livro: "Lições da Feitiçaria"), quero de antemão descobrir o que é Teopoética, tentar dar uma definição, e até construir uma Obra Teopoética, se Teopoética for a ciência de poetizar uma experiência com Deus (ou com o mundo sobrenatural-não lembro uma palavra que diria o q tento expressar.


Poetizar a experiência porque Teologizar é algo impossível, Deus não cabe e não se limita aos pensamentos e raciocínios humanos, ele transcende, é supra, está acima dos pensamentos humanos, assim, o que se pode fazer é poetizar a experiência, ou expressar através da arte de escrever, de cantar, de dançar, de viver, de sorrir e de chorar, até mesmo através dos pensamentos, mas sem ater-se a razão, pois não é algo a ser definido, pois assim como disse Antoine Saint Exúpery: O essencial é invisível para os olhos.


Se não podemos enxergar a Deus porque ficaríamos cegos, ou se o que realmente importa não pode ser visto pelos olhos naturais, mas "pelos olhos da fé", a espiritualidade humana é subjetiva e abstrata, mas é real, existe quer queira, quer não.

Nenhum comentário: