domingo, 7 de março de 2010

E se eu for E.T?


Por que para ser crente parece também ser necessário isolar-se do mundo? Certa vez me disseram que filosofia não é ciência (um bom conhecimento) para um cristão. A partir disso passei a temê-la muito, depois ao associar Filosofia à Literatura, passei a ver a Literatura também como um atrativo para que eu desvie o foco, a atenção de Jesus que segundo o texto bíblico deve ser o centro (ou melhor, de acordo com o CRISTOCENTRISMO). E agora, estudando Teologia e também observando Filosofia, Literatura e ainda Psicologia e Antropologia na fé cristã, na Bíblia e em minha vida, me confundo toda.


Não posso deparar-me com um livro de Ensino Médio de Literatura e de Redação que minhas mãos coçam para abri-lo e folhear as páginas, ao assim fazer, imagino-me lecionando, como seria prazeroso e gratificante entrar neste mundo artístico das letras, do pensamento, da reflexão e ainda proporcionar, a mim e aos outros, essa belíssima arte de conhecer saboreando a própria arte dos seres humanos e de Deus.


Entretanto, paro de sonhar através dos livros ao sentir crescendo dentro de mim tamanha vontade e desejo de agir, ação, porém, que trará grandes mudanças, tornaria outra espécie de E.T, mas esta espécie significaria ameaça a muitos outros E.T’s. E recuo, pois esta “mutação metamórfica” (risos) aparenta não ter antídotos.


É uma escolha que não permite futuros arrependimentos, ou seja, um caminho sem volta, mas como pode alguém entrar numa rua que não sabe para onde vai? Sem saber se de fato tem uma saída? É preciso ousadia e confiança neste caminho.


“Não sei, ainda não sei, mas, também, uma coisa eu sei, sei que ainda não sei e não sei se saberei, nem sequer sei se algum dia alguém saberá”.


Platão disse que Sócrates morreu por ser E.T, os sinóticos e o Evangelho Joanino também relatou a morte do Eterno Deus por incomodar muitos religiosos com seus discursos, práticas e tamanho amor (p.s: não faço ironia nesta última oração quanto a morte de alguém eterno).


Será? Será que eu já sou E.T muito tempo e não sabia, assim, a mudança não é tão drástica, mas relativa a quem vê. E aí? Será que sou E.T?

Nenhum comentário: