terça-feira, 4 de maio de 2010

Sintaxe do Esquecimento II

Eis que surge um singelo soneto nesta sintaxe do esquecer:

O verbo amar
Quando transitivo direto
Com um objeto real e similar
É completo.

O objeto indireto
Quando ligado ao amar
Esquece a sua pré-posição, inquieto
De amigo apenas almejar.

Atua como uma prosa trovadoresca,
De mia dona ao meu senhor,
Que de amor impossível falece, e de maneira fresca

O romantismo entra em cena na temática do sofredor
Com Lord Byron e sua influência pitoresca
Os verbos são conjugados pelos mais esquecidos, os poetas do amor
.


Lembrei-me de um conselho de um amigo:
"escreva sempre pra vc, mas explique o que acontece com vc...".
Pois bem, explicar exatamente o que acontece, no caso deste poema, é desnecessário. Simplesmente me empolguei e imaginei tais sentimentos :)
Mas já a gramática, a Sintaxe, aos verbos e as crases... Isso sim, não é literatura ou melhor, (isso não é a arte de descrever o que se passa na alma), mas gramática, algo mais racional e concreto, comparado a semântica das palavras.

Bom, confesso, também não sou boa na sintaxe. É uma das áreas da gramática mais complicadas e que mais traumatizam os alunos, inclusive eu.
Com a pouca compreensão que tenho: Sintaxe é uma classificação na gramática para analisar as palavras, principalemente os verbos, com quem ele está ligado e porque, são sistemas que mostram os objetos dos verbos, as frases, as orações, os períodos. Creio que para quem viu isto na escola com calma, assim como eu, tem no mínimo uma breve noção, deve-se já ter lembrado.
Mas como sei que esta mera explicação de nada adiantou:

"É o mecanismo pelo qual as palavras alteram sua terminação para se adequarem harmonicamente na frase". http://www.portugues.com.br/sintaxe/concordancia.asp

Ou Sintaxe: é a parte da língua que estuda o modo como o falante transmite a informação, a maneira com que organiza e relaciona as palavras em uma oração.

http://www.brasilescola.com/portugues/lingua-portuguesa.htm

Um comentário:

Vitor Miranda disse...

Ótima obra literária... A ampliação do campo de significados à gramática fez com que as ideias ficassem concatenadas em um campo semântico indissociável e inteligível, fazendo com o sentimentalismo e subjetividade transbordassem por entre as linhas poéticas da trovadora que compôs tão belo texto. Vale ressaltar que, para redigir um texto deste calibre, faz-se necessário a utilização de uma retórica bem refinada pautada em uma cultura arraigada da literatura e da língua.