sexta-feira, 7 de maio de 2010

Oração de Nietzsche

Acabei de receber um email com esta oração, gostei e decidi postar aqui. Brevemente postarei comentários a respeito deste poema, um diálogo entre Clóvis José (prof. de Filosofia na Faculdade Dehoniana de Taubaté e na Unitau (SP) e eu (et moi= and me).

Oração ao Deus desconhecido!

"Antes de prosseguir em em meu caminho
e lançar meu olhar para frente,
Uma vez mais elevo só minhas mãos a ti
Na direção de quem eu fujo!

A Ti das profundezas do meu coração
tenho dedicado altares festivos
Para que em cada momento
Tua voz me pudesse chamar!

Sobre esses altares está gravado em fogo
Essa palavra ao Deus desconhecido:

Seu sou eu, embora até o presente
me tenha associado aos sacrílicos!
Seu sou eu, não obstante os laços que me
pucham para o abismo

Mesmo querendo fugir
sinto-me forçado à serví-lo
eu quero te conhecer, ó desconhecido!

Tu que me penetras a alma
e qual turbilhão invades a minha vida
Tu, ó incompreensível, mas meu semelhante!
Quero te conhecer, quero só te servir!"

Friderich Nietzsche!

Eis aí uma das maravilhas da filosofia, ser livre para pensar Deus!

Nenhum comentário: