quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Fazendo "jus" ao título do blog

A pior coisa que pode acontecer para quem gosta de escrever é...

Ia dizer que a insensibilidade. Mas ao redigir esta frase percebi que...

... Não! Não é somente o "deixar de admirar as pequenas e grandes coisas da vida", como também é horrible perder a liberdade de pensamento, ou tendo-a perder-se na dimensão cerebral e nada mais fazer conexão, ficar no ócio, pensamentos vagos e difusos, precisando, tão só e somente, de um "Tudo Junto e Misturado" de emoções e sentimentos.

Consegue perceber a paradoxal mensagem acima? Kkkkk
Tentei fugir de minha crença que para escrever é necessário sentir,ou de que "escreve-se com o coração e com a razão", entretanto, a razão por si só, morre, ela precisa de calor que o coração armazena.

Notou as Metáforas? Tais que as utilizo o tempo todo. Sim, para expressar estas difusas sinapses uma figura de linguagem muito utilizada é a metáfora, às vezes tantas outras figuras como sinédoque (metonímia), eufemismo, e a possível divertidíssima paronomásia são aproveitadas. Mas, tais nomenclaturas acho que só os grandes literatos ou os professores de Literatura ou ainda os livros as dominam (fico com este terceiro sábio, risos, para fazer tais citações preciso consultá-lo).

Permita-me usar este seu valioso tempo para uma conversa sobre a sensibilidade humana. Calma! Sem pânicos (ou pressa :). Não ouso demonstrar pensamentos confusos, ou permanecer utilizando palavras chatas, ou muito acadêmicas, convoco-lhe a "um dedo de prosa".

Pois bem, como estava dizendo, não consigo criar fórmulas para a expressão de pensamentos escritos, ou ainda, falado, ou mais, que querem ser juntados. Como assim? Você pode se perguntar.
Quero dizer que talvez você, assim como eu, às vezes gera alguns emaranhados de palavras que muito fazem sentido a você, assim, instantaneamente dá vontade de mostrar aos seus amigos, estes normalmente o elogiam, ou perguntam, "você está fumando?". Kkkkk

Para quem gosta de escrever, o melhor momento é o da gestação, aquele que você compulsivamente vai relatando o que está em seu cérebro. O prazer é tal que quando isso não acontece bate-se a tristeza.

Às vezes, você pode querer escrever, ou para os que preferem expressar-se através da música, ou da dança, ou da retórica filosófica (risos). Mas parece que falta a inspiração, sabe? A inspiração quem tira é a gente mesmo. Tirar inspiração das simples coisas da vida é a primeira arte antes da obra ser feita, ou seja, contemplação.

Mas, e quando isso não rola, quando estamos tão agitados, confusos ou parados, que esta dimensão 3D não pode ser alcançada?
Simplesmente comece! Escreva qualquer coisa e se abra para os sentimentos fluírem do coração para a mente, e as informações, pensamentos, do cérebro para o coração.

Ajudou?

Novamente, jus/homenagem ao título, Juntei Tudo e MistuRei

Um comentário:

Anônimo disse...

O OLHAR E O TEMPO


O Tempo, grande tutor
Que em seu labor ensina o olhar.
O olhar para a vida, minha, incompreendida.

Tenha, vida; esperança! Que o tempo passa e ensina
O que o olhar percebia, o tempo transforma.
Faz ver o que importa:
A aparência real da vida.


Acho que o tempo amadurece o sujeito, e esse, passa a se expressar como terreno, andar como terreno, homem do mundo. Conhece seus limites ao mesmo tempo em que os transpõe. Percebo hoje o real como real. A magia da infância transforma-se. Se antes não sentia dores, hoje as sinto e sinto realmente. Mas a magia não era mentira, era verdade, hoje, porém, transformou-se em força que cria possibilidades. Tudo culpa do Tempo. Então posso. Posso expressar-me de forma humana e, a arte é humana, tão humana que só os humanos a produzem, linguagem que vem de dentro, mais do que imagem, ser. Fiz, então, essa produção humana acima, pois o tempo tem me ensinado a ser homem.

Jonathan