sábado, 14 de maio de 2011

Problema de Definição de Teopoética

Gente, um "petit" desabafo:


Estou cansando muito com esta pesquisa ao mesmo tempo que eu adoro e me apaixono mais, fico mais intrigada e ansiosa a dar uma resposta ao que seja TEOPOÉTICA!


Cada hora suponho ser uma coisa, no meio acadêmico vejo mais pessoas discutindo LITERATURA E TEOLOGIA o que não necessariamente é sinônimo de Teopoética.


Meu problema, o que me entrava, é o seguinte:


Para falar de Teopoética preciso apontar historicamente como surgiu este termo (ou onde e com quem), para tanto, preciso também falar sobre Literatura e Teologia que por um tempo estiveram completamente separadas. Pois a Literatura era considerada mundana e a Teologia abstinha-se às escrituras como única fonte de REVELAÇÃO, refiro-me ao embate "O Sagrado versus O profano".


Assim, volto a meados do século passado com Dye Duployé (français) ou até mesmo Kuschel (alemand), aquele foi um dos primeiros a sugerir o retorno da relação destas duas áreas do saber e este analisava obras literárias numa perspectiva teológica, mas, e a Teopoética propriamente dita? O que Kuschel disse? Ele é o precursor deste ramo da Teologia e Literatura? Posso classificar teopoética assim?


Kuschel utiliza este termo em seu livro, Os escritores e a escritura, porém, a maneira que ele aborda é a mesma maneira utilizada por alguns críticos literários, por meio do método histórico-crítico, o que muito se diferencia de algumas pessoas que estudam Teopoética no Brasil.


Agora mesmo, colocando no Google este termo só para ver o que aparece :) vi uma definição muito mais ampla, teopoética como a teologia delimitada à experiências religiosas e a "poética" como qualquer expressão artística (musica, teatro, literatura, ...), no site da Pricila Franz e Fabiano ... Doutorandos da UFSC.


Outra abordagem é a Teopoética como uma representação literária da idéia de Deus, segundo Joe Santos em sua tese de doutorado sobre o filme O Sacrifício, na perspectiva de uma recepção estético-teológica do filme como referência para uma teologia da imagem em movimento.


Gente, quantas diferentes possibilidades dentro de uma mesma nomenclatura!



FUGIR DESTE PROBLEMA E JOGÁ-LO AO MESTRADO OU DOUTORADO (CASO EU CONSIGA E POSSA) É UMA ALTERNATIVA, MAS... EU ASSUMI A TEOPOÉTICA COMO OBJETO DE PESQUISA, FAZER UMA MONOGRAFIA IGNORANDO-A É PENOSO, PORQUE É DEIXAR DE LADO O QUE ME INTRIGOU A TRILHAR ESTE CAMINHO DA LITERATURA E TEOLOGIA, É IGNORAR A MINHA PRINCIPAL CURIOSIDADE: O QUE É TEOPOÉTICA?

Um comentário:

Ribeirinho disse...

Pelo visto, tu tens nas mãos uma variedade muito intrigante de dizeres.

Sugiro que os guardes muito bem guardados. Coloca-os em diálogo, mas não tentes fazer a síntese, não agora.

Sabes o poema do Drummond 'A procura da Poesia'? Um trecho dele diz, e aplico aqui aos seus pensamentos, Priscila:

"Tem paciência se obscuros. Calma, se te provocam.
Espera que cada um se realize e consuma
com seu poder de palavra
e seu poder de silêncio.

[...] Chega mais perto e contempla as palavras.
Cada uma
tem mil faces secretas sob a face neutra
e te pergunta, sem interesse pela resposta,
pobre ou terrível, que lhe deres:
Trouxeste a chave?

Repara:
ermas de melodia e conceito
elas se refugiaram na noite, as palavras.
Ainda úmidas e impregnadas de sono,
rolam num rio difícil e se transformam em desprezo."

Guarda os teus pensamentos como quem afaga no peito uma criança que dorme. Não te precipita, não desanima.

Nesse percurso, a crise é natural para que tu sejas impelida a procurar uma solução, um caminho de saída. Por isso, também não te assustes com a crise em si. Ela vem. E passa.

Enquanto isso, alimenta no teu coração o desejo de fazer mestrado e doutorado, pra poder voltar nesses assuntos. Eu acho que este é um bom caminho para você traçar.

E, claro, nos dias frios, escreve poesia. Nos dias quentes, vai fazer uma trilha que é bom demais, rs.

Bjão e conta sempre com o amigo aqui.